Os gaúchos enfrentarão dias de temperaturas elevadas na primeira semana de fevereiro, com uma nova onda de calor que atinge o Sul e o Centro-Oeste do Brasil. O calor extremo deve persistir até sexta-feira (7), com máximas próximas de 40°C em grande parte do Rio Grande do Sul.
Os termômetros registrarão valores acima da média climatológica de fevereiro, especialmente nas regiões Norte, Missões, Central, Oeste e Campanha, onde as temperaturas podem ficar até 5°C acima do normal. No Leste do Estado, incluindo Serra, Região Metropolitana, Vales e Sul, o aumento será entre 3°C e 5°C acima da média.
Além do calor intenso, há previsão de pancadas isoladas de chuva, principalmente entre a tarde e a noite, mas de forma irregular pelo Estado.
Essa será a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre 15 e 19 de janeiro, trazendo temperaturas extremas para municípios como São Borja e Quaraí. A nova elevação das temperaturas pode agravar a estiagem, que já impacta a produção agropecuária no Estado.
– São João da Urtiga: 19ºC/30ºC – 0mm
– Cacique Doble: 19ºC/29ºC – 0mm
– São José do Ouro: 19ºC/29ºC – 0mm
– Barracão: 19ºC/29ºC – 0mm
– Maximiliano: 20ºC/30ºC – 0mm
– Santo Expedito: 19ºC/29ºC – 0mm
Fonte: FA/REGIONAL com informações da Climatempo