A pandemia está em seu momento mais crítico na região. O alerta foi dado pelo médico Dr. Júlio Stobbe. O médico fez o alerta baseado nos relatos fornecidos pelas secretarias de saúde e também a nível nacional.
As contaminações, que diminuíram muito em setembro, voltaram com força em novembro e trouxeram o maior número de casos ativos em Passo Fundo. Até a tarde de ontem (26) eram mais de 500 casos ativos, ou seja, pessoas com o vírus ainda em fase de transmissão. O número de mortes voltou a subir após quase 20 dias sem registro.
Stobbe explicou que a pandemia está atingindo os mais jovens, que não apresentam problemas graves como os mais velhos. No entanto, idosos estão pegando o vírus dos familiares jovens e internando.
Stobbe disse que, não ir a festas e aglomerações e usar máscara é uma questão de cidadania, pois assim a pessoa não é um transmissor do vírus.
Alertou também que a circulação maior do vírus está levando a contaminações dos profissionais de saúde. Nas pequenas cidades, quando há contaminação dos profissionais, acontece o comprometimento dos hospitais que trabalham com equipes pequenas.
Desta forma o médico novamente alertou e pediu que a população siga com as atividades, mas sem aglomerações, especialmente os mais jovens.
Fonte:
Uirapuru