A família do ibiaçaense Juares Pinheiro, de 34 anos, atualmente vivendo em São Marcos, trava uma intensa batalha para salvar a vida da filha mais nova do casal, que já dura quase um ano. Brenda Vitória Vitosoafski Pinheiro, de apenas três anos, foi diagnosticada em abril do ano passado com uma doença rara, chamada Anemia Aplástica Severa, e depende de um doador compatível de medula óssea para conseguir a cura.
A doença é considerada grave e impede a produção, em quantidade necessária, de novas células sanguíneas no organismo, por conta de disfunções na medula óssea.
As tentativas de compatibilidade até então disponíveis foram frustradas. Nem os pais, nem os dois irmãos mais velhos de Brenda, são compatíveis. Diante da dificuldade de encontrar um doador, a família resolveu aceitar a segunda possibilidade sugerida pelos médicos e tentar uma nova gravidez. De acordo com a equipe que assiste a menina no Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, o transplante de medula pode ser feito a partir do material coletado do cordão umbilical do bebê na hora do parto.
Ivanete Vitosoafski Pinheiro, de 27 anos, mãe da Brenda, está na 32ª semana de gestação. A expectativa da família é de que o parto do quarto filho ocorra entre 35 e 36 semanas de gravidez.
Enquanto o transplante não acontece, a família vive uma rotina intensa de cuidados e atendimento hospitalar, que se divide entre Caxias do Sul e Porto Alegre e inclui transfusões rotineiras de sangue e plaquetas. O tratamento é feito com medicamentos que chegam a custar R$ 12 mil por mês.
Impossibilitados de trabalhar devido aos cuidados exigidos com a saúde da criança, os pais da Brenda contam com doações para custear as despesas. Recentemente, eles lançaram uma rifa com o próprio carro como prêmio.
Para contribuir, é possível fazer doações via PIX:
Juares Pinheiro – Chave 019.765.530-08 (CPF)
* Juares Pinheiro nasceu em Sananduva, mas viveu em Ibiaçá desde os cinco anos até os 32 anos de idade, quando mudou para São Marcos com a esposa, que também é natural de Sananduva.
Fonte: Belchyor Teston – Correspondente em Ibiaçá/Rádio Tapejara