Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em março e abril já podem sacar, a partir desta terça-feira (15), o abono salarial referente ao ano-base 2023. O pagamento faz parte do calendário do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que neste ano prevê a liberação de R$ 30,7 bilhões em todo o país.
A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br. Somente neste mês, a Caixa Econômica Federal disponibilizará mais de R$ 4,5 bilhões em pagamentos.
Os depósitos seguem o mês de nascimento do trabalhador e foram iniciados em fevereiro, com encerramento previsto para 15 de agosto. O prazo final para saque é 29 de dezembro de 2025. Após essa data, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.
O abono salarial de 2025 contempla 25,8 milhões de trabalhadores. Desse total, 22 milhões pertencem à iniciativa privada e recebem o PIS, pago pela Caixa. Já os 3,8 milhões de servidores públicos, militares e empregados de estatais recebem o Pasep, pago pelo Banco do Brasil.
Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2023 e recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos. É fundamental que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Fonte: FA/REGIONAL com informações da AgBr