A partir desta segunda-feira (29) duas novas modalidades do Pix estão disponíveis, o Pix Saque e Pix Troco. Com isso, os usuários poderão fazer saques em locais credenciados e não apenas em caixas eletrônicos.
Essa nova oferta é opcional, e cabe aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras tomar a decisão final.
Pix Saque: ele permitirá que os clientes de qualquer instituição participante do sistema realizem saque em um dos pontos que ofertar o serviço. Para fazer uso do recurso, o cliente fará um Pix para o agente de saque, de modo similar à de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code ou do aplicativo do prestador do serviço.
Pix Troco: a dinâmica é praticamente a mesma, sendo diferenciada pelo saque de recursos em espécie que pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o Pix é feito pelo valor total, ou seja, da compra mais o saque. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e à compra.
Fonte: A rede
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil