Policiamento Ambiental localiza 2º maior desmatamento atendido pela PATRAM/Vacaria
22/12/2021 - 11:05

Na tarde de terça-feira (21) uma guarnição do 4º Grupo de Policiamento Ambiental lavrou boletim de ocorrência policial de crime de supressão de vegetação nativa sem licença ambiental ou autorização de órgão competente.

 

A Patram após receber requisição do Ministério Público da Comarca de Bom Jesus para fiscalizar uma propriedade rural onde estaria ocorrendo um desmatamento no interior do município .

 

No local foi constatada a supressão de vegetação nativa em estágio avançado de regeneração, que de acordo com as espécies remanescentes foram suprimidas aroeiras, camboim, bugre, mamica de cadela, pinheiro araucária gabirova entre outras espécies.

 

O dano ambiental chega aproximadamente 475.600 metros lineares, sendo 45,7 hectares fora de APP mais 0,86 hectares de estrada construída fora de APP e um hectare de vegetação nativa suprimida em APP (córrego) Trata-se do segundo maior desmatamento já constatado pela PATRAM de Vacaria. Salienta-se que segundo o Inventário Florestal Estadual do Rio Grande do Sul para cada hectare de mata ombrófila mista existem 885 árvores nativas.

 

Sendo assim, como neste delito ambiental ocorreu o desrraizamento/supressão de árvores em 47,56 hectares foram destruídas aproximadamente 42.090 árvores nativas de diversas espécies, inclusive algumas imune ao corte conforme Portaria do Ministério do Meio Ambiente nº443, de 17 de Dezembro de 2014 que classifica a espécie de Pinheiro Araucária como imune ao corte por estar ameaçada de extinção.

 

Ainda na propriedade foi apreendido o maquinário utilizado para a supressão da vegetação nativa, sendo lavrado o termo de apreensão e fiel depositário, bem como foram apreendidas aproximadamente 3,69 m³ de madeira beneficiada de Pinheiro Araucária. Também foi localizado um tanque de combustível de óleo diesel acondicionado de forma irregular, sem piso impermeável e muro de contenção caso ocorra o vazamento da substância.

 

A Patram tomou todas as medidas penais e administrativas cabíveis aos autores.

 

Foto: PATRAM

Fonte: Lagoa FM