Pelo menos quatro animais de estimação morreram em possíveis casos de envenenamento em Cacique Doble.
De acordo com laudo veterinário na semana dos dias 16 a 22 de julho três animais – dois cachorros e um gato – apresentaram visíveis sinais de envenenamento e acabaram morrendo. Também no mês de março deste ano, outro caso semelhante resultou na morte de uma cachorra.
Já no dia 21 de julho, uma cachorra adotada pela comunidade começou a apresentar comportamento estranho. A cachorra fugiu e foi encontrada apenas na madrugada do dia 23 de julho, com visíveis sinais de envenenamento, de acordo com laudo veterinário.
Um Boletim de Ocorrência (BO), foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Cacique Doble. De acordo com o BO, três dos casos relatados ocorreram em um raio de menos de 100 metros.
A reportagem da Regional FM, ainda recebeu relatos de outros casos semelhantes ocorridos em Cacique Doble.
Na esfera penal, envenenamento de animais é crime previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em de ⅓ a ⅙.
Confira a entrevista completa com o comandante do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar de São José do Ouro, Rodrigo de Matos:
Por: Vinicius Comel – Regional FM