O município de Passo Fundo registrou o primeiro óbito por dengue de 2023. A vítima é uma criança de 10 anos. A confirmação foi feita nesta quarta-feira (26), pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e comunicada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O óbito ainda não consta no painel de dados do governo do Estado.
Passo Fundo já contabiliza mais de 320 casos da doença neste ano. Ao longo de 2022, foram 41 casos, de acordo com a SMS.
Ainda nesta quarta-feira (26), outras três mortes por dengue foram confirmadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS. Elas ocorreram nas cidades de Nova Alvorada, no Norte, Encantado, no Vale do Taquari, e Ibirubá, no Noroeste, totalizando 14 óbitos neste ano.
A prefeitura de Passo Fundo reforça com a comunidade a importância de se adotar ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. As autoridades lembram que já vinha intensificando o combate à dengue com uma série de medidas, como ações de bloqueio e a disponibilização de contêineres para que a população faça o descarte dos resíduos em local adequado.
A dengue provoca sintomas como febre, dores de cabeça e no corpo, mal-estar, dor no fundo dos olhos e manchas avermelhadas na pele. Pessoas com suspeita e sinais clínicos da doença devem buscar atendimento médico.
*Por: Rosângela Borges – GZH Passo Fundo