Previsão de muita chuva no Rio Grande do Sul até o começo da próxima semana
14/07/2022 - 13:56

A previsão é de muita chuva em diversas áreas do Sul do Brasil até o começo da próxima semana com uma sequência de dias de instabilidade na região. Os dados indicam instabilidade para o Sul do país ao menos até a próxima terça-feira com acumulados de precipitação que vão passar dos 100 mm em alguns municípios, logo precipitando quase a média do mês inteiro de julho em algumas localidades.

A chuva já teve início nas últimas horas à medida que uma frente quente começou se formar no Sul do Brasil pelo avanço de ar mais quente de Norte que encontrou a massa de ar frio na região que trouxe ontem marcas abaixo de zero no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A chuva veio com raios em diversas localidades e houve relatos de granizo isolado.

Os acumulados de chuva até o final da manhã desta quinta-feira no Rio Grande do Sul atingiam 61 mm em Ivorá, 60 mm em Júlio de Castilhos, 46 mm em Tupanciretã e Victor Graeff e 45 mm em Arroio do Tigre. Santa Maria acumulava 40 mm. Em Porto Alegre, até o fim da manhã, a chuva somava 14 mm em alguns bairros.

A instabilidade no momento inicial é efeito da frente quente que atua tanto hoje como amanhã no Rio Grande do Sul e mais no Leste de Santa Catarina. No sábado, uma vez que ar mais frio de Sul vai passar a mover a instabilidade, a frente passará a ser fria. Então, impulsionada pelo ar frio, a frente se deslocará para Norte e alcançará mais Santa Catarina e o Paraná. Entre segunda e terça, o sistema deve ficar quase estacionário entre os dois estados com chuva em vários municípios e mantendo a instabilidade mais ao Norte gaúcho.

A chuva, assim, neste primeiro momento, entre hoje e sábado, tende a ter os maiores volumes no Rio Grande do Sul, tanto pela frente quente como pela posterior frente fria. Por sua vez, no segundo momento, quando a frente fria avançar, os maiores acumulados de chuva de domingo a terça-feira tendem a se concentrar sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná.

VEJA AS PROJEÇÕES DE VOLUMES DE CHUVA

Vários dias seguidos de instabilidade devem trazer altos volumes de chuva para parte do Sul do Brasil. Os maiores acumulados de precipitação serão registrados até o final da semana no Rio Grande do Sul, onde será maior a influência da frente quente entre hoje e amanhã. Um grande número de municípios gaúchos terá ao menos 50 mm até o domingo com marcas até perto ou acima de 100 mm em diferentes locais, logo próximos da média de precipitação do mês inteiro de julho.

RISCO DE TEMPORAIS

As frente quente e fria previstas para o Sul do Brasil até o final da semana podem trazer risco de temporais isolados, mas não antecipamos condições para temporais generalizados. O risco maior em frentes quentes é o de queda de granizo, condição que é agravada no território gaúcho e no Uruguai nesta sexta pelo avanço de ar mais quente de Norte. No avanço da frente fria pelo Sul do Brasil no fim de semana, podem ocorrer temporais localizados com rajadas de vento forte.

 

Acesse o original: MetSul