Projeto Farmácia Solidária é tema de visita ao executivo de Machadinho
17/11/2021 - 14:26

Na última sexta-feira (12) visitou o município de Machadinho a Deputada Estadual Fran Somensi (Republicanos). O encontro ocorreu no gabinete do Prefeito Municipal Alcir Grison, e o assunto abordado foi o Projeto de autoria da Deputada, denominado Farmácia Solidária.

Em suma, a Farmácia Solidária consiste na criação de pontos de coleta para medicamentos que não estão mais sendo utilizados e por consequência seriam descartados. Alcir explica como a iniciativa tem seu respaldo: “Todos nós passamos por tratamentos de saúde e nem sempre consumimos a medicação adquirida. Essa sobra de medicação poderia ser depositada em pontos de coleta em locais de maior circulação, e posteriormente seriam distribuídas a pessoas que não possuem condições para compra, e até mesmo medicamentos que não fazem parte da farmácia básica”, disse o Prefeito.

A Deputada Fran salienta que a iniciativa foi criada em 2015 e compartilha como surgiu a ideia. “Enquanto primeira dama do município de Farroupilha, como farmacêutica de profissão e proprietária de farmácia há 20 anos, sempre me incomodava o fato de encontrar pessoas sem condições para aquisição de medicamentos necessários e por outro lado dentro de consultórios médicos, inúmeros medicamentos de amostra grátis não sendo utilizados e tantos remédios sendo descartados. Assim hoje consultórios médicos, indústrias e a comunidade são parceiras e fazem parte do projeto através de doações” mencionou a Deputada. Fran destaca também a sua satisfação de estar em Machadinho e ser tão bem recebida pelo prefeito municipal, que em conjunto com o Poder Legislativo e Secretaria de Saúde, viabiliza a implantação do projeto no município no ano de 2022.

O Projeto Farmácia Solidária foi aprovado através da Lei Estadual 15.339/2019 e está disponível para a adesão dos municípios gaúchos. Atualmente um aplicativo está sendo desenvolvido pelo IFRS, como mecanismo para facilitar o acesso ao projeto e identificar pontos de coleta.

Fonte: Ascom