Dezenas de profissionais do setor da enfermagem, dos municípios de São José do Ouro e de Cacique Doble, reuniram-se na manhã desta sexta-feira (09), para a realização de um protesto silencioso, onde mostraram indignação contra a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu o piso salarial da categoria.
Em nota os profissionais comentaram as situações vivenciadas durante a pandemia da Covid-19, e a longa espera pela aprovação do piso salarial, que foi suspensa.
“Antes éramos vistos como heróis e no entanto hoje estamos sendo responsabilizados pela falência do sistema da saúde e de instituições, A população precisa saber disso, a espera pelo piso salarial é de mais de 30 anos, precisou acontecer uma pandemia e milhões de pessoas morrerem para que a Lei do piso salarial fosse aprovada.” comentaram os profissionais.
O piso salarial dos profissionais da área da enfermagem foi aprovado no mês de agosto, e os questionamentos estão acerca de onde virão os recursos que irão pagar tal piso.
Para os profissionais uma das maiores indignações se dá pelo recente aumento dos salários dos ministros do STF.
“A indignação maior se dá pelo fato da aprovação, pelo STF, do aumento dos salários dos ministros, o qual terá um impacto de quase R$ 500 milhões por mês. Queremos que a população entenda que não somos responsáveis pelos gatos exorbitantes da União, e que não estamos protestando injustamente, queremos dignidade de trabalho”, comenta a nota dos profissionais da área da enfermagem.
A categoria também comenta a dura realidade que muitas vezes é enfrentada durante o trabalho, destacam que pedem respeito, e que com o apoio da população é possível mudar esta realidade.
“Somente os profissionais da enfermagem sabem a importância desse trabalho na vida das pessoas, o quão difícil é assistir pacientes a beira do diagnóstico de doenças e até mesmo no leito de morte, por muitas vezes ser o único familiar para esse paciente. O que estamos exigindo é respeito, queremos ser vistos, ser valorizados. Nossa categoria representa a grande maioria da classe profissional da área da saúde. Nós podemos mudar essa realidade se tivermos o apoio das pessoas”, destaca a nota dos profissionais da área da enfermagem.