O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar a primeira onda de frio de 2025, com a mais intensa queda de temperaturas registrada neste ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros devem despencar em todas as regiões gaúchas a partir desta quarta-feira, 28 de maio.
Mapas divulgados pelo Inmet e dados do modelo meteorológico COSMO (Consórcio para Modelagem em Pequena Escala) apontam que o frio será mais acentuado nas regiões da Serra, Norte e Sul do Estado. A mudança será drástica: cidades como Igrejinha, no Vale do Sinos, sairão de uma máxima de 30ºC nesta terça-feira (27) para uma mínima de 9ºC no dia seguinte — uma variação de 21ºC em apenas 24 horas.
O Inmet emitiu alerta laranja, que representa perigo moderado, para a queda de mais de 5ºC nas temperaturas em todas as regiões do Estado. O aviso destaca a possibilidade de impactos na saúde da população, além de riscos para a agricultura e vulnerabilidade de pessoas em situação de rua.
Em São José dos Ausentes, município conhecido por registrar as menores temperaturas do Estado, a previsão para quinta-feira (29) indica mínima de -1ºC, com chance de neve. A máxima no local não deve ultrapassar os 7ºC.
Com a chegada do frio, as autoridades recomendam atenção redobrada com pessoas em situação de vulnerabilidade, animais domésticos e cuidados com a saúde, principalmente de crianças e idosos. A onda de frio marca o início de um período mais rigoroso no clima gaúcho, exigindo preparo e precauções por parte da população. Confira o cenário desta quarta-feira na nossa região:
– São João da Urtiga: 6ºC/19ºC – 22,3mm
– Cacique Doble: 6ºC/19ºC – 23mm
– São José do Ouro: 6ºC/19ºC – 22,5mm
– Barracão: 6ºC/20ºC – 23mm
– Maximiliano de Almeida: 7ºC/19ºC – 25mm
– Santo Expedito do Sul: 6ºC/19ºC – 24,8mm
– Paim Filho: 7ºC/19ºC – 24mm
Fonte: FA/REGIONAL com informações da ClimaTempo e do Consórcio para Modelagem em Pequena Escala