O Rio Grande do Sul conquistou mais um importante reconhecimento nacional com a concessão da Indicação Geográfica (IG) à região de Machadinho pela produção de erva-mate. A certificação, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), consolida o Estado como o segundo com maior número de IGs no Brasil, atrás apenas de Minas Gerais.
A Indicação de Procedência reconhece a tradição e a qualidade da erva-mate produzida não apenas em Machadinho, mas também em outros nove municípios da região: Barracão, Cacique Doble, Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São José do Ouro e Tupanci do Sul. Com isso, a região se consolida como um dos principais polos ervateiros do país.
Para Ilvandro Barreto, assistente técnico da Emater de Passo Fundo, o reconhecimento da IG valoriza a história e a identidade local. Ele destaca que o selo especial permitirá aos produtores agregar valor aos seus produtos, destacando a origem e incentivando tanto o consumo interno quanto as exportações.
A partir de agora, inicia-se uma nova fase com a regulamentação da produção conforme os padrões definidos no caderno de especificações técnicas. Somente os produtores e indústrias que cumprirem os critérios estabelecidos poderão utilizar o selo da IG em suas embalagens, garantindo a autenticidade e qualidade da erva-mate regional.
Fonte: FA/REGIONAL com informações do “O Nacional”