Percorrendo a Avenida Kaingang a Caminhada Cívica de Cacique Doble – alusiva aos 201 anos de independência do Brasil – foi realizada na manhã desta quarta-feira (6), com a presença das escolas, entidades e da banda do município.
A caminhada que teve início na Praça da Matriz e se estendeu até a frente do prédio da Prefeitura Municipal, foi liderada pela Corte de Soberanas de Cacique Doble e pela recém reativada Banda Geraldo Vicente Tonial.
Durante o percurso os alunos das redes estadual e municipal, entidades e autoridades, além das forças de segurança de Cacique Doble, representaram e homenagearam os temas da Semana da Pátria 2023. Em âmbito nacional o tema foi o centenário de falecimento de Ruy Barbosa de Oliveira. No estado, o tema é o centenário da Revolução de 1923. Já em escala o municipal o tema é a Biblioteca Pública Ruy Barbosa: cultura, história e conhecimento em obras literárias.
O prefeito de Cacique Doble, Luiz Angelo Deon (PDT) – Zico -, celebrou toda a caminhada, em especial a atuação da banda muncipal. “Com a batida, parece que o coração da gente está batendo junto com a nossa pátria e com os nossos munícipes” destaca.
Conforme o professor responsável pela banda, Tiarles Teixeira de Lima, foram diversos ensaios para que os alunos realizassem a apresentação. Ele ainda deu destaque à emoção de ver a conclusão de todo o esforço colocado em prática. “Pra gente que ensina eles, quando vê o resultado fica emocionado”, comenta.
No palanque oficial a solenidade foi acompanhada pelas autoridades caciquenses e pelo juiz da Comarca de São José do Ouro, Dr. Rafael Alessandro Pereira Olympio. No local, também foi realizada uma homenagem para as agroindústrias de Cacique Doble que estiveram presentes na 46ª Expointer.
A programação da Semana da Pátria de Cacique Doble, se encerra no feriado do dia 7 de setembro, quando a Chama Municipal será apagada.
ENTREVISTA
Confira as entrevistas realizadas na Caminhada Cívica de Cacique Doble em 2023:
Por Vinicius Comel – Regional FM