A MetSul Meteorologia reforça o alerta que esta terça-feira tem um risco muito elevado de ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul. Há possibilidade de algumas tempestades fortes a severas que têm potencial de causar danos. A maior preocupação é o risco de vendavais localizados que podem ter rajadas localmente intensas.
A sequência de dias de céu azul, umidade em níveis desérticos e calor extremo chega ao fim hoje. O sol chega a aparecer no estado e a temperatura dispara a partir do amanhecer, contudo a cobertura de nuvens aumenta e o tempo muda ao se instabilizar com chuva, trovoadas e temporais.
A chuva atinge a maioria das regiões mais da tarde para a noite e virá com tempestades, algumas fortes, mas já entre o final da madrugada e a manhã desta terça-feira chove em pontos do Rio Grande do Sul.
Imagens de radar meteorológico das 5h da manhã desta terça já mostravam núcleos de instabilidade causado chuva em pontos do Centro para o Oeste gaúcho. Chovia, por exemplo, na região entre Alegrete e Rosário do Sul no eixo da BR-290, no Oeste.
Antes da chuva, porém, ainda faz muito calor na maioria das cidades. A temperatura já vai estar elevadíssima desde o começo da manhã em muitas cidades à medida que a madrugada foi por demais quente com marcas que não baixaram de 27ºC a 29ºC em diversas localidades. Grande parte do estado já supera os 30ºC no começo da manhã.
A previsão da MetSul Meteorologia é que as máximas mais elevadas hoje ocorram entre os vales e a Grande Porto Alegre com previsão que a temperatura supere 35ºC em diversos pontos e chegue mesmo a valores de 37ºC a 39ºC, não se descartando mais em algumas cidades, embora não atinjam os valores extremos de ontem na maioria dos municípios gaúchos pelo aumento da nebulosidade e chuva no decorrer do dia.
TEMPORAIS PODEM CAUSAR FALTA DE LUZ E DANOS
É altíssima a probabilidade de temporais no decorrer do dia, especialmente entre a tarde e a noite, no Rio Grande do Sul. Adverte-se que alguns destes temporais podem ser fortes e mesmo severos, o que traz o perigo de danos e transtornos como falta de luz para a população.
Somente em curtíssimo prazo, em previsão que é denominada em Meteorologia como de nowcasting, é possível fazer alertas para municípios específicos a partir do monitoramento meteorológico por radares, satélites e sensores de descargas atmosféricas.
A instabilidade ao avançar no decorrer do dia sobre uma atmosfera muito aquecida vai formar nuvens muito carregadas. Em setores isolados, há probabilidade de algumas tempestades de maior severidade com risco de granizo e vento, mas a maior preocupação é com vendavais. Instabilidades fortes que coloca fim às ondas de calor no verão costumam trazer mais vento do que granizo.
Os temporais podem atingir diversas regiões gaúchas principalmente na segunda metade do dia com possibilidade de chuva localmente forte, raios, queda de granizo e vendavais. Embora os temporais possam ocorrer em diversas áreas, enfatiza-se que a instabilidade mais severa deve ser localizada.
Com a atmosfera muito quente e repleta de energia por liberar, alguns temporais localizados podem ser muito fortes. Podem ocorrer episódios muito isolados de vento acima de 100 km/h e mesmo correntes de vento descendentes chamadas de downbursts que possuem um alto potencial de causar estragos.
E A CHUVA?
A previsão da MetSul é de chuva na esmagadora maioria das cidades gaúchas entre hoje e amanhã, entretanto, os volumes vão variar muito de um ponto para o outro. Por isso, haverá vários pontos em que pouco deve chover, com marcas que não devem exceder 10 mm ou 20 mm, enquanto em algumas localidades os acumulados podem ser muito altos em curto período, sobretudo acompanhando temporais, com 30 mm a 50 mm ou mais, em menos de três horas, o que no caso de áreas urbanas traz risco de alagamentos.
Assim, o que pode se esperar com a instabilidade entre hoje e amanhã será alívio pontual em diferentes setores do Rio Grande do Sul. Nos locais em que mais chover, as precipitações vão ser extremamente benéficas para a soja que está no seu momento crítico da safra, porém onde a chuva não cair ou vir com baixos volumes o cenário de estiagem não se altera e segue muito grave.
boa notícia para o campo é que a chuva não vai se limitar ao dia de hoje. Na segunda metade da semana se espera um novo evento de precipitação. Entre quinta e sexta-feira, uma frente fria de maior atividade que precede uma massa de ar frio e seco vai avançar pelo estado com chuva e novamente o risco de temporais isolados.
Acesso o original: MetSul