A longevidade de pessoas com 60 anos ou mais demanda a realização de ações em saúde com o objetivo de garantir a atenção integral, já que 14,3% da população do país é idosa. O município de Sananduva avança junto nesse processo de envelhecimento de sua população. Segundo dados do IBGE e do DATASUS, de um total de mais de 16 mil habitantes, 18% são idosos. Em 2010, essa proporção era de 12,9%.
Pensando nisso, o Executivo Municipal fez adesão à Rede Bem Cuidar RS (RBC RS), programa vinculado à Secretaria da Saúde do Governo do Estado do RS, para garantir atendimento especializado aos idosos. Entre as ações do Programa, o Governo do Município de Sananduva, por meio da Secretaria da Saúde, promove a 1ª Feira da Saúde para o Idoso, com o apoio do Conselho Municipal da Saúde, Samu, Marvintec, Emarter/RS-Ascar e Viveiro Lovato.
A Feira vai acontecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr.ª Eunice Moreles Karros, no bairro Silos, no dia 08 de outubro, das 13h às 17h. A Unidade faz parte do RBC RS, já que de uma população de 2.553 usuários cadastrados, 679 são de idosos, o que representa cerca de 26% da população atendida pela UBS.
Confira os serviços de saúde que vão ser ofertados aos idosos durante a realização da Feira:
– Aferição da Pressão Arterial
– Glicemia Capilar
– Testes Rápidos para detecção do vírus HIV, Sífilis e Hepatites B e C
– Índice de Massa Corporal (IMC)
– Atualização vacinal para Tétano e Hepatite B (para o idoso)
– Orientações sobre a Dengue
– Workshop de Ervas Medicinais (Emater)
– Nutrição, Atividade Física, Psicologia, Saúde Bucal
– Práticas integrativas e complementares em saúde (Auriculoterapia, Yoga, Constelação)
– Entrega de mudas de árvores nativas e ervas medicinais
– Conversa sobre envelhecimento (Dr. Malcon Natan Panisson)
– Apresentação artística e mateada (Erva-mate e água quente no local. Levar cuia, bomba e cadeira)
A Rede Bem Cuidar RS
Segundo a Secretaria da Saúde do RS, a RBC RS foi lançada em 2021 e integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma proposta de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços de atenção básica oferecidos à população gaúcha.
Os municípios que aderiram ao Programa poderiam cadastrar apenas uma Unidade de Saúde. No caso de Sananduva, a UBS Dr.ª Eunice Moreles Karros, do bairro Silos, foi selecionada por atender todos os requisitos exigidos para a execução das ações da RBC RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação