
Santo Expedito do Sul está entre os 390 municípios do Rio Grande do Sul habilitados no programa RS Qualificação Recomeçar, promovido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), dentro do Plano Rio Grande.
A iniciativa visa oferecer cursos gratuitos de capacitação profissional para pessoas desempregadas ou inscritas no CadÚnico, promovendo oportunidades de inserção no mercado de trabalho e autonomia à população atingida pela calamidade pública. O município está entre os 264 aptos a receber parte dos quase R$ 40 milhões disponibilizados pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Entre os cursos previstos estão capacitações nas áreas de construção civil, tratorista, auxiliar de topógrafo, sondagem, mecânica de máquinas pesadas, além de pilotagem e manutenção de drones.
Além da formação gratuita, os alunos receberão uma bolsa-permanência no valor de R$ 750 a cada 40 horas de curso concluídas, por meio do Cartão Cidadão, garantindo incentivo para a participação e conclusão das atividades.
O município deverá enviar o Plano de Trabalho até o dia 18 de agosto. Após a análise e aprovação do Estado, os cursos têm previsão de início a partir de outubro.
Fonte: FA/REGIONAL