Com a chegada do verão, as pragas urbanas surgem de maneira mais frequente, como baratas, mosquitos, formigas, que, além do incômodo, trazem muitos prejuízos à saúde.
Segundo o setor de vigilância ambiental, as altas temperaturas aceleram o metabolismo dos insetos, fazendo com que eles se reproduzam em uma velocidade maior. O aumento de lixo e a concentração de água das chuvas também proporcionam condições favoráveis para a reprodução e estabelecimento desses e outros animais.
Vários males podem ser causados pela infestação dessas pragas, como infecções, doenças gastrointestinais, leptospirose e dengue.
Pensando em todos esses problemas e no bem estar da população, o município de Santo Expedito do Sul, juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde e setor de vigilância ambiental, realizou a dedetização das bocas de lobo nas ruas da cidade, a fim de combater o aparecimento e a proliferação dessas pragas.
O trabalho, realizado por empresa contratada, que presta serviço especializado na área, consistiu na aplicação de inseticida nos bueiros da zona urbana.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, diversas ações intersetoriais para controle de pragas urbanas são realizadas durante todo o ano. No entanto, para um resultado efetivo no combate às pragas é necessária a colaboração da população, na manutenção de quintais e terrenos limpos e no descarte correto do lixo e entulhos.
*Por: Assessoria de Comunicação