Enquanto avança com a imunização contra o Covid-19, o município de Santo Expedito do Sul também realiza a aplicação da vacina contra a gripe (H1N1).
A Secretaria Municipal de Saúde lembra que nesta etapa, a vacinação é geral para toda a população a partir dos 6 meses até idosos com 59 anos.
Segundo pesquisas em relação à vacina contra a gripe, é uma das mais seguras e eficientes no quesito da prevenção, estudos demonstram que a mesma reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença.
Além disso, em tempos de Coronavírus, este processo será fundamental para uma diferenciação entre as doenças e também resguarda os portadores de doenças respiratórias, grupo de risco para o Covid-19.
Segundo o Secretário de Saúde, Jair Mendes da Silva, “A vacina contra a gripe é muito importante e agora a campanha abrange todas as idades, isso é importantíssimo em um momento de pandemia do Covid-19, uma medida que se dá para diminuir a incidência de infectados com Influenza. Essas pessoas deixam de procurar a unidade básica de saúde e hospitais, diminuindo a transmissão e aumentando o diagnóstico preciso do Coronavírus”, citou Jair.
A UBS conta com mais de 500 doses disponíveis para a aplicação da vacina contra a gripe, basta comparecer na Unidade Básica de Saúde. Quem recebeu a vacina contra a Covid-19, deve esperar um prazo mínimo de 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza.
Fonte: Ascom