A Secretaria Municipal de Saúde de Santo Expedito do Sul informa que, devido ao aumento significativo na procura por consultas por parte de moradores de outros municípios, os atendimentos locais estão sobrecarregados. Essa demanda extra tem impactado diretamente na realização de ações essenciais, como as visitas domiciliares realizadas pelo médico, que antes ocorriam uma ou duas vezes por semana, especialmente para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção.
Diante dessa situação, a Secretaria orienta que pessoas de outros municípios procurem prioritariamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de suas respectivas localidades, as quais estão preparadas para atender suas populações.
Em casos de emergência, o atendimento em Santo Expedito do Sul continuará sendo realizado normalmente, conforme os princípios éticos e legais. No entanto, para situações que não configurem urgência, solicita-se que seja evitado o deslocamento até o município, a fim de preservar a qualidade do atendimento à população local.
TROCA DE RECEITAS MÉDICAS: A Secretaria também reforça que as trocas de receitas médicas serão realizadas exclusivamente mediante a apresentação da receita antiga (segunda via), e somente nos seguintes dias da semana: Terças-feiras, Quartas-feiras, Quintas-feiras e Sextas-feiras. Não haverá troca de receitas às segundas-feiras, devido à alta demanda de consultas nesse dia.
Segundo o comunicado, “a colaboração e compreensão de todos são fundamentais para garantir a organização dos atendimentos e a continuidade dos serviços de saúde no município.”
Fonte: FA/REGIONAL