Desde o mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a médica ginecologista e obstetra Dra Ana Flávia Carpes, CRM 42837 e RQE 38353, iniciaram a inserção de DIU na Unidade Básica de Saúde de Ibiaçá, um fato inédito no município, realizado na Atenção Básica.
Com objetivo de diminuir os índices de gestações não planejadas, além de ações de sexualidade com responsabilidade e consequentemente planejamento familiar, no SUS são disponibilizados diversos métodos contraceptivos, desde pílula hormonal, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, até mesmo o dispositivo intrauterino (DIU).
No município, são oferecidos todos os métodos contraceptivos citados, e desde o mês passado, foi incluída a inserção de DIU. Segundo o Secretário de Saúde Migueli Durigon, tanto a médica, quanto a equipe de enfermagem da UBS, estão qualificadas, habilitadas e capacitadas tecnicamente para a realização desse procedimento.
A mulheres interessadas em inserir o dispositivo, devem buscar uma consulta, para que a equipe de enfermagem, juntamente com a médica realizam uma anamnese, explicando as vantagens e desvantagens do método contraceptivo. As mesmas irão avaliar a necessidade ou não do método, e farão um exame físico geral e ginecológico. Para inserção do DIU, um dos exames solicitados é a ultrassom transvaginal, exame ao qual a Secretaria oferta sem custo para essas mulheres.
Para a Dra Ana Flávia, o DIU de cobre é um excelente método de anticoncepção disponibilizado pelo Ministério da Saúde que apresenta elevada eficácia, e tem poucos efeitos colaterais e adversos.
Informações a respeito do DIU, podem ser obtidas diretamente na UBS de Ibiaçá, ou através do telefone (54) 3374 1335, das 07:30min às 11:00h e das 13:00h às 17:00h.
Fonte: Assessoria de Comunicação