A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Ouro anunciou que, diante do aumento expressivo na demanda por atendimentos em todo o Rio Grande do Sul, o fornecimento do medicamento Tamiflu na Farmácia Básica Municipal será restrito a pacientes com testagem positiva para os vírus Influenza H1N1 ou H3N2.
O antiviral é indicado especificamente para o tratamento da gripe causada por esses vírus, em adultos e crianças acima de 1 ano de idade. A medida busca evitar o desabastecimento e o uso inadequado do medicamento, diante dos baixos estoques e do risco real de faltar tratamento para pacientes com diagnóstico confirmado.
Para viabilizar essa ação, o município garantiu a compra e a oferta de testes rápidos para detecção das Influenzas A e B, além da Covid-19. Os exames estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do Centro e do Bairro das Canções, mediante prescrição médica.
A testagem será realizada prioritariamente em pacientes dos grupos de risco, com síndromes respiratórias graves e sintomas com pelo menos 24 horas de evolução. O fluxo de atendimento segue orientações da Secretaria de Saúde, considerando também a dificuldade na aquisição de novos testes.
Fonte: FA/REGIONAL