Testes de coronavírus da UPF trarão resultados em, no máximo, 30 horas após aplicação
12/05/2020 - 8:59

A partir desta semana serão realizados testes para diagnóstico do coronavírus, por meio de convênio entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo (UPF). A parceria prevê a realização de 2 mil testes, sendo que a capacidade da instituição é de realizar diariamente a análise de 50 amostras. Os testes serão destinados a pacientes com sintomas clínicos moderados e que não se enquadram nos critérios de testagem definidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde.

O professor coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da UPF, Dr. Luiz Carlos Kreutz, explicou que os testes são destinados pessoas com sintomas da doença e profissionais da área da saúde que estão na linha de frente da pandemia. O professor destacou que o teste realizado pela universidade é feito com a mesma tecnologia e equipamentos realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) e segue os procedimentos da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Sobre os resultados das análises, a expectativa do professor é de que os laudos sejam emitidos no prazo de 24 a 30 horas. Kreutz explicou que o município diariamente vai recolher as amostras e encaminhar para que a análise seja feita pela Universidade. Frisou que na UPF será feita apenas a análise e não a coleta dos materiais.

Questionado sobre os materiais para fazer os testes, o professor disse que todos já estão comprados e a equipe pronta para iniciar os trabalhos. Falando sobre a testagem em massa da população, o professor disse que seria o ideal pois quanto mais se é testado é possível ter uma fotografia fidedigna da realidade do vírus.

Fonte: Rádio Uirapuru