Uso de máscaras novamente é recomendado na UBS de Machadinho
17/05/2023 - 15:13

Com a chegada das temperaturas baixas e mudanças climáticas, é possível surgir maior incidência de contaminação por diferentes vírus. Desta forma, uma medida de proteção é o uso de máscara para evitar o contágio por doenças respiratórias. A Secretaria de Saúde e Bem-estar Social de Machadinho, retoma a orientação para o uso da máscara ao utilizar o serviço de saúde, tanto para consultas como para demais procedimentos.

Neste início de semana, os profissionais de saúde local, identificaram um significativo número de casos positivos para Covid-19 e gripes – Influenza A e B. Desta forma o uso de máscara passa a ser novamente exigido, tanto para pessoas com sintomas gripais ou não.

Para evitar o contágio e exposição, o órgão de saúde também reitera a restrição de acesso na Unidade Básica de Saúde, para acompanhantes, crianças e demais pessoas que não necessitam de atendimento. Sendo assim, só devem estar acompanhados, usuários que necessitem de suporte.

Desde o surgimento da pandemia de Covid-19, o uso da máscara e a frequente higienização das mãos, passou a ser uma atitude habitual, e assim segue sendo recomendado lavar as mãos com água e sabão e o uso de álcool gel.

Como medida de imunização, a Secretaria de Saúde comunica à população local que está disponível a vacina contra a Influenza a partir de 6 meses de idade e a Bivalente covid-19 para maiores de 18 anos. Para se vacinar, basta comparecer na Sala de Vacinas no turno da manhã nas segundas e terças-feiras, portando a Caderneta de Vacinação e o CPF.

*Por: Silmar Luiz Biscaro – Jornalista – 0020918/RS – ASSCOM Governo de Machadinho-RS