Veja a tendência de chuva nos próximos sete dias para o Sul do Brasil
02/12/2022 - 14:44

A semana que termina foi marcada por excesso de chuva em pontos do Sul, Sudeste e o Nordeste do Brasil com estragos e vítimas. Estados como Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Bahia registraram danos e transtornos.

Somente em pontos do Leste e do Nordeste de Santa Catarina a chuva desta semana somou 600 mm a 700 mm com diversas localidades em situação de emergência, mortes e desaparecidos. A Grande Florianópolis inundou e as duas maiores cidades catarinenses estão em emergência.

Nos próximos sete dias, a tendência não é de chuva com acumulados tão excepcionais como se viu nesta semana, mas algumas áreas do Brasil devem ter chuva forte e volumosa com marcas de 100 mm a 200 mm.

No Sul do Brasil, os estados de Santa Catarina e do Paraná tendem a ter a chuva mais expressiva no período, mas que não será homogênea. Vai chover em cidades mais a Oeste da região que não foram atingidas pela chuva extrema desta semana mais a Leste. Mesmo assim as precipitações serão irregulares.

Onde o cenário é mais preocupante por chuva irregular e mal distribuída é no Rio Grande do Sul. A Metade Norte gaúcha deve ser a área do estado com os mais altos volumes nos próximos sete dias, contudo a chuva será por demais irregular e vários pontos não devem ser contemplados com precipitação satisfatória, o que vai agravar a condição do milho. Na Metade Sul, a perspectiva é de pouca chuva na maior parte das cidades, aumentando a preocupação dos produtores.

Acesse o original: MetSul