Um centro de alta pressão de 1020 hPa estará sobre o Rio Grande do Sul nesta sexta, o que garantirá um feriado com predomínio do tempo firme. O sol predomina e com amplos períodos de céu claro, mas no decorrer do dia devem ingressar nuvens pelo Oeste, o Sul e a partir do oceano.
A massa de ar frio começa a enfraquecer, mas o tempo aberto, o vento calmo e o ar seco devem favorecer intenso resfriamento na madrugada.
O sábado será de sol e nuvens no Rio Grande do Sul. O centro de alta pressão associado ao ar mais frio estará sobre o Atlântico a Leste do estado com 1.024 hPa. O dia ainda começa frio, mas com mínimas mais altas do que nesta sexta-feira. Em baixadas dos locais mais frios do Norte e do Nordeste do estado as mínimas devem ficar ao redor de 5ºC. Neblina e nevoeiro em pontos isolados ao amanhecer, sobretudo perto de rios e vales.
A tarde será agradável e até um pouco quente na comparação com os últimos dias com marcas que podem chegar a 27ºC na área de Uruguaiana e entre 27ºC e 28ºC no Noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, temperatura variando de 13ºC a 14ºC cedo da manhã a 26ºC a 27ºC durante a tarde. Na Serra, máximas em geral de 22ºC a 23ºC.
O domingo, por sua vez, terá sol e nuvens esparsas no Rio Grande do Sul. Algumas áreas podem registrar períodos de céu claro. Não se pode descartar chuva muito isolada em pontos da Serra, Aparados e Litoral Norte, mas mesmo nestas áreas do estado o tempo firme predomina na maior parte dos municípios.
A madrugada e o amanhecer ainda são um pouco frios na maioria das localidades gaúchas. A possibilidade de bancos de neblina e nevoeiro isolados permanece no começo do dia. Pode fazer ao redor de 5ºC nas baixadas dos locais mais frios da Metade Norte.
A tarde do domingo será de temperatura agradável e mais quente.
Acesse o original: MetSul