O projeto Cascatas Gaúchas, criado e coordenado pelo designer gráfico, escritor e aventureiro Fabiano Furtado, vai chegar em sua milésima cascata neste sábado (30). A queda d’água escolhida para representar o número simbólico fica em Barracão, que sozinho concentra quase 10% de todas as cachoeiras visitadas pelo aventureiro.
“Barracão atraiu minha atenção para fazer o número 1.000 justamente pela contribuição que deu para o projeto. Nada mais justo que escolher essa cidade que me apresentou lugares incríveis, desconhecidos e surpreendentes. Barracão é o primeiro lugar [no ranking do livro]”, diz Furtado.
Com o incrível número de 160 cascatas já catalogadas em seu território, o município do norte do RS, carrega o apelido de Paraíso das Cascatas, mesmo nome de uma página do facebook e instgram, mantida pelo presidente do Conselho de Turismo do município Elvio Jacobi. Ele explica que um dos motivos que faz Barracão ter tantas quedas d’água é fato do território barraconense ser cercado por diversos rios na parte baixa, e várias nascentes, riachos e sangas na parte alta do relevo.
“Em alguns lugares, em raios de 300 metros, tem a soma de três cascatas. Hoje você pode ter a certeza que nós somos a capital das cascatas”, comenta Jacobi.
Confira a galeria com algumas imagens das Cascatas já visitas por Fabiano Furtado em diferentes municípios do RS:
Por Vinicius Comel